Ensino

 

 

PET capacitar

O PET capacitar trabalha com oficinas de capacitação para acadêmicos e agricultores familiares, desenvolvendo cursos como de word, excel, power point, corel draw, horta caseira, propagação de plantas, bonsai, plataforma lattes, controle biológico, agroecologia etc, que permitam melhorias na qualidade de vida dos mesmos, bem como de sua propriedade e do convívio social, servindo como incentivador para melhoria da qualidade de vida do campo. A atividade PET capacitar será primeiramente ministrada aos alunos do grupo PET Conexão dos Saberes, sendo que posteriormente o grupo. Sendo o PET/ Grupo PET Conexão dos Saberes Agricultura Familiar- Saberes e Fazeres da vida no Campo uma proposta de inclusão social de estudantes do campo é altamente desejável que possuam uma forte inserção com esse tipo de prática educadora/transformadora.Permitirá o desenvolvimento de ações de extensão com maior segurança e conhecimentos, permitindo a troca de experiências com as comunidades rurais, observando como o agricultor age sobre as questões a serem desenvolvidas.

Coordenação: Prof. Américo Wagner Júnior.

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Américo Wagner Júnior.

 

Treinamento/capacitação no uso da Plataforma Moodle

 

O conhecimento de metodologias e ferramentas de apoio a aprendizagem é parte essencial na construção do saber do estudante do terceiro milênio. Nesse contexto a Plataforma Moodle é uma base poderosa de aporte de conhecimento e de interação entre professores e alunos. Por facilitar o processo de construção de repositórios de conhecimento e ao mesmo tempo permitir a interatividade em tempo real (quando necessário) dos acadêmicos possui uma atratividade forte para a geração de estudantes atuais, plugados e altamente conectados ao mundo virtual (internet). Essa ferramenta pode ser usada com o objetivo de divulgar os objetivos e atividades (realizadas e futuras) do Grupo PET Conexão dos Saberes Agricultura Familiar- Saberes e Fazeres da vida no campo.

Coordenação:Prof. Paulo Cesar Conceição

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Paulo Cesar Conceição

 

Curso Corel Draw

 

O Corel Draw é um programa gráfico que gera desenhos vetoriais que com o decorrer do tempo se tornou muito poderoso com infinitas aplicações na área de Desktop Publishing, possibilitando a realização de inúmeros trabalhos gráficos necessários e importantes para vida profissional. Será proporcionado ao grupo curso básico de 20 horas para aprendizado básico deste importante programa. O bolsista Petiano terá oportunidade de organizar/ministrar cursos para a comunidade acadêmica, possibilitando a inclusão digital dos estudantes em um programa gráfico que possibilita inúmeras atividades de aplicação.

Coordenação:Prof. Raquel de Almeida Rocha Ponzoni

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Raquel de Almeida Rocha Ponzoni

 

Agente de desenvolvimento rural

 

Será proporcionada aos acadêmicos do grupo na forma de workshop de um dia relacionado ao tema cooperativismo, visando à atuação qualificada dos estudantes de origem popular participantes do PET Conexão dos Saberes Agricultura Familiar - Saberes e Fazeres da vida no campo como pesquisadores e extensionistas, do ponto de vista social e técnico-científico, em diferentes espaços sociais, nas comunidades populares e na universidade.

Coordenação:Prof. Almir Antônio Gnoatto / Prof. Sidemar Presotto Nunes

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Almir Antônio Gnoatto / Prof. Sidemar Presotto Nunes

 

Educação no Campo e alternância

A formação de estudantes oriundas de camadas populares do meio rural é muitas vezes fragmentada devido principalmente a baixa condição de acesso ao conhecimento gerado e as dificuldade inerentes a vida na roça. Nesse contexto a formação de educadores do campo é essencial para que possam ministrar ensinamentos concatenados com o práxis do campo. A metodologia de alternância surge como uma importante metodologia que permite a capacitação do professor das escolas no campo, como é o caso da Licenciatura em Educação do Campo, promovida pela UTFPR-DV com recursos do MEC no edital PROCAMPO.

Coordenação: Prof. Celso Eduardo Pereira Ramos

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Celso Eduardo Pereira Ramos

 

Aplicação de instrumentos de avaliação sobre perfil profissional e orientações sobre desenvolvimento de habilidades

 

A metodologia proposta será através de encontros abordando pontos sobre trabalho de auto-conhecimento; trabalho com formas de expressão; trabalho com formas de comunicação; mundo do trabalho; postura ética e profissional. No grupo de orientação de carreira ainda será acrescentada elaboração de currículo e preparação para entrevista. Com o conhecimento adquirido o Grupo PET organizará novos cursos para os demais acadêmicos, distribuídos  ao longo do ano previsto para as atividades.

Coordenação:Psicóloga Aline Ariana Alcântara Anacleto

Parceiros ou colaboradores da atividade: Psicóloga Aline Ariana Alcântara Anacleto

 

Curso de Redação Instrumental

 

O processo de redação científica e expressão exige do estudante aprimoramento na sua técnica de produção intelectual. No entanto afora o conhecimento básico do ensino fundamental/médio o estudante de graduação não é preparado para adequadamente comunicar-se através da linguagem escrita. O curso realizado visou proporcionar aos acadêmicos do grupo na forma de módulo acadêmico complementar capacitação no preparo de textos escritos de forma clara e objetiva.

 

Coordenação: Prof. Carina Merkle Lingnau.

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Américo Wagner Júnior.

 

 Curso de Inglês instrumental

 

O domínio de uma língua estrangeira é pressuposto básico para a comunicação mediante leitura de textos técnicos na atualidade. Nesse contexto a formação dos graduandos, em especial dos oriundos do meio rural é frágil nesse aspecto. Visou-se dessa forma proporcionar aos acadêmicos do grupo na forma de módulo acadêmico complementar capacitação em inglês instrumental, para leitura e interpretação de textos de caráter científico e gerais.

 

Coordenação: Prof. Américo Wagner Júnior

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Américo Wagner Júnior.

 

Curso de Metodologia Científica

 

O adequado conhecimento das normas para formulação de projetos de pesquisa/extensão é primordial para a correta publicação/veiculação de informações geradas no meio acadêmico. Assim, proporcionar aos acadêmicos do grupo na forma de módulo acadêmico complementar a capacitação em redação técnica e científica, principalmente na elaboração de projetos e relatórios é uma necessidade premente para o fortalecimento das atividades do PET/Conexões dos Saberes.

 

Coordenação: Prof. Américo Wagner Júnior

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Alfredo de Gouvêa/ Prof. Paulo Cesar Conceição

 

 Minicursos de Agroecologia

 

O conhecimento Agroecológico é relativamente recente e não ocupa espaço formal na academia de forma geral. Foi proporcionado aos acadêmicos do grupo na forma de módulo acadêmico complementar princípios e técnicas de base agroecológica. A agroecologia  se traduz por uma importante forma para a inclusão técnico-científica-economica das comunidades excluídas do processo de desenvolvimento sócio-economico de uma determinada região. Assim, o conhecimento dos fundamentos basilares de agroecologia possibilitará aos acadêmicos a formação mínima necessária para contribuir com a discussão do desenvolvimento rural sustentável da região.

Coordenação: Prof. Celso Eduardo Pereira Ramos

Parceiros ou colaboradores da atividade: Américo Wagner Júnior/ Prof. Celso Eduardo Pereira Ramos

 

Inclusão digital

 

Ainda são constatadas muitas desigualdades sociais em relação ao acesso de todos à informática. Com isso, esta atividade visou proporcionar aos acadêmicos do grupo a capacitação em programas computacionais do Microsoft Office (Word, Excel, Power Point), para que os petianos possam posteriormente serem multiplicadores desse conhecimento.

 

Coordenação: A atividade foi promovida pela escola de Informática Águia e CDI localizada no município de Dois Vizinhos - PR.

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Américo Wagner Júnior/ Prof. Paulo Cesar Conceição

 

Oficina – Plataforma Lattes/CNPq

 

Na atualidade o correto preenchimento do Curriculum Vitae na Plataforma Lattes do CNPQ é exigência para todos os acadêmicos que visem adequadamente inserir-se no mercado de trabalho. No entanto, não há cursos efetivos para treinamento dos estudantes nessa ferramenta. No entanto, o adequado preenchimento do currículo adequadamente espelhará o perfil do estudante PETIANO e suas ações. Neste sentido, torna-se necessário a realização deste curso, primeiramente para os petianos e no segundo momento para o meio acadêmico, onde os petianos servirão de multiplicadores.

Coordenação: Prof. Paulo Cesar Conceição

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Paulo Cesar Conceição

 

 

Curso de Controle Biológico de Pragas

 

Será proporcionada aos acadêmicos do grupo na forma de módulo acadêmico complementar formação em Controle Biológico de Pragas. As bases científicas conhecidas pelos alunos lhes proporcionará capacidade de reflexão e tomada de decisão na área fitossanitária e nutricional tendo em vista a  minimização do impacto ambiental.

 

 

Colaboradores: Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva/ Prof. Michele Potrich

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Alfredo de Gouvêa

 

Valorização das ações afirmativas

 

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico, conta com profissionais capacitados ao acompanhamento psicológico e de rendimento dos estudantes. Com o serviço desses profissionais, integrados às atividades dos assessores pedagógicos dos cursos, pretende-se diminuir a influência dos fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes. A implantação do Núcleo de Educação – (NUENS) visa promover a articulação entre diferentes temáticas voltadas às políticas institucionais de combate a evasão e a retenção, bem como a melhoria do processo de formação em nível de graduação. As ações dos Núcleos de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPNES) visam à integração dos estudantes portadores de necessidades educacionais especiais (PNEs) da comunidade interna e externa. O programa “Representante de turma” prevê reuniões mensais com o representante de cada turma dos cursos de graduação visando estabelecer um canal permanente de contato com os estudantes. Programa de Monitoria é mais uma estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de graduação e tem como objetivo: despertar no estudante o interesse pelo ensino e oportunizar a sua participação na vida universitária em situações extra-curriculares e que o conduzam à plena formação científica, técnica, cidadã e humanitária; prestar o suporte ao corpo docente no desenvolvimento das práticas pedagógicas, no desenvolvimento de novas metodologias de ensino e na produção de material de apoio que aprimorem o processo ensino-aprendizagem; e prestar o apoio ao aprendizado do estudante que apresente maior grau de dificuldade em disciplinas/unidades curriculares e/ou conteúdo. Bolsa permanência: é um programa de assistência estudantil que prevê auxílio financeiro a alunos com restrições financeiras. Semana de Ambientação na Universidade: destinada aos calouros para informá-los sobres seus direitos, deveres, orientações acadêmicas, oportunidades e apoios institucionais. Programa de Tutoria: é um programa em que os discentes dos cursos de graduação apoiarão as atividades de ensino. A inserção de discentes de pós-graduação com a graduação vem no sentido de complementar esta tutoria e ocorrerá por meio do: (1) apoio didático-pedagógico a tutores de graduação com os discentes vinculados a programas da área de ensino; (2) desenvolvimento de material de apoio, inclusive de ensino a distância, voltado aos cursos de graduação; e (3) monitoria de disciplinas especializadas. Avaliação docente pelo discente: por este processo o docente é avaliado pelo discente se constituindo em um importante instrumento para realimentação do processo ensino-aprendizagem. Os membros do PET se inserirão nos programas descritos acima contribuindo em sua divulgação e para conscientização da comunidade acadêmica.

Colaboradores: A atividade foi promovida pelo Departamento de Educação e pelos núcleos pertencentes a Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos.

Parceiros ou colaboradores da atividade: Prof. Alfredo de Gouvêa/ Psicóloga Aline Ariana Alcântara Anacleto/ Prof. Almir Antônio Gnoatto

left fwR tsY uppercase show c15s sbss bds b01n||tsY normalcase fsN left fwR show c10s sbss|sbne b01 bsd c15||image-wrap|news login c05 fwR b01 tsN bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 normalcase uppercase bsd|c05 normalcase uppercase b01 bsd tsN|b01 normalcase uppercase c05 bsd tsY|content-inner||