Extensão

Cine-Clube Especial: Symphony of the Soil

Publicado em 25/11/2015 às 18h57

 

A FAO estabeleceu o ano de 2015 como o Ano Internacional do Solo, e o dia 5 de Dezembro é o dia Mundial do Solo. E para comemorar essa data e voltar as atenções para este recurso tão importante para a vida, o Grupo PET Agricultura Familiar, Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo e o Grupo de Estudos em Biometeorologia realizam a exibição do filme "Sinfonia do Solo". O filme analisa nossa relação com o solo, seu uso e abuso na agricultura, desmatamento e desenvolvimento, e as últimas pesquisas científicas sobre o papel fundamental do solo na melhoria das questões ambientais mais desafiadoras de nosso tempo. Ao compreender as relações elaboradas e mútuas entre o solo, água, atmosfera, plantas e animais, passamos a apreciar a natureza complexa e dinâmica deste recurso precioso.

Direção de : Deborah Koons Garcia

 

ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ! 

 

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Participação no XVII SULPET

Publicado em 21/05/2014 às 00h49

Entre os dias 1º e 3 de maio de 2014, ocorreu o XVII SulPET, Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul do Brasil, na cidade de Joinville, Santa Catarina.

A edição deste ano foi organizada pelo grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC e contou com a presença de mais de 130 integrantes dos PETs da região Sul, entre tutores, petianos e membros externos.

Os grupos PET da UTFPR, Campus Dois Vizinhos, foram representados pelos petianos Suelen Maria Einsfeld (PET Zootecnia), Grazielli Gomes (PET Produção Leiteira), Sintieli Borges Ferreira (PET Agricultura Familiar), Vinicius Cantazini (PET Engenharia Florestal) e pelo professor Paulo Cesar Conceição (tutor do grupo PET Agricultura Familiar- Conexões dos Saberes e Fazeres da Vida no Campo).

Durante os três dias de evento, os petianos e tutor participaram de GDs (grupos de discussões), onde debateram assuntos relacionados à Educação Tutorial no Ensino Superior, Relação PET comunidade e Filosofia e Diretrizes do PET, estes, também estiveram presentes nos GTs (grupos de trabalho) onde discutiram temas referentes a avaliação do PET, marco legal do programa, mobilização e organização política e avaliação do CLAA.

A programação contou com um espaço voltado a interação dos acadêmicos, o Encontro por Áreas, onde os discentes reuniam-se para trocarem experiências entre os grupos falando a respeito da realidade de cada PET dentro da instituição a qual estão vinculados.

A assembleia geral aconteceu no dia 03 de maio, encerrando o evento, nela foram votados a questões levantadas nos GDs e GTs, a fim de encaminhar as deliberações ao Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).

O SulPET ocorre uma vez ao ano em diferentes cidades do Sul do país reunindo os grupos PET dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para trocarem conhecimentos e refletirem sobre as problemáticas que envolvem o programa a fim de propor melhorias para a educação do país.

 

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

PET-AF apoia o I Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná

Publicado em 17/05/2014 às 14h15

Durante os dias 22 e 23 de maio de 2014, ocorrerá na UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos, o I Simpósio de Solos do Sudoeste do Paraná. O evento tem o intuito de reunir entidades e pessoas que se interessam pelo assunto e assim, discutir temas que serão apresentados de acordo com o cronograma de atividades. Além disso, o evento contará com palestras e como encerramento, haverá uma tarde de campo na área experimental dentro da UTFPR/DV.

O PET Agricultura Familiar juntamente com o Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo convida acadêmicos, produtores rurais e assistência técnica ligada ao setor agropecuário e espera a participação de todos para esse grandioso evento.

Não percam essa oportunidade de aprimorar um assunto que é relevante para os cursos dentro do nosso Câmpus.

Sua inscrição e demais dúvidas podem ser tiradas juntamente com o Centro Acadêmico de Agronomia Maria Eulália da Costa, ou com algum integrante do Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo ou ainda através deste link:

Para sua inscrição, clique aqui.

Contamos com a sua presença! Participe.

Categoria: Ensino, Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Aula de Apresentação do PET para Acadêmicos de Agronomia

Publicado em 22/01/2014 às 12h23

Aula Prática PETO Grupo PET Agricultura Familiar, realizou no dia 20 de janeiro de 2014, uma aula de Apresentação do PET, direcionada aos alunos do 1º período de Agronomia da UTFPR- Campus Dois Vizinhos.
Nesta aula, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os pilares de ensino, pesquisa e extensão trabalhados pelo grupo, além de obter informações a respeito dos objetivos do programa, a forma de ingresso, estrutura, bem como os colaboradores e petianos que fazem parte do PET AF.
A atividade visou o conhecimento dos alunos quanto ao programa de educação tutorial e dos projetos que são realizadas, buscando despertar nos acadêmicos o interesse em participar das atividades desenvolvidas por eles na Universidade.

 

 

 

 

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

PVR - Plantio de crotalária e guandú

Publicado em 20/01/2014 às 21h50

plantio_crotalariaPara estreitar os laços formados entre o PET – Agricultura Familiar, o grupo de Apicultura da UTFPR-DV e o Projeto Vida na Roça, os petianos na tarde do dia 20 de janeiro se deslocaram até a comunidade de Piracema, na propriedade do Senhor Volmar para realizar o plantio de crotalária e de guandú.

Tal atividade foi iniciada a fim de aumentar a disponibilidade do pólen utilizado pelas abelhas, já que ao derredor da área destinada ao plantio se localiza o apiário do Sr. Volmar.

Por se tratar de uma área íngreme e pedregosa, atualmente estava sendo utilizada para o pastoreio do gado leiteiro. Agora, após a atividade de dessecação e plantio das culturas, aos poucos o local irá se tornar um local destinado à produção de mel.

Além dessa prática, manejos apícolas vêm sendo realizados pelo grupo de Apicultura em parceria com o PET – AF e o PET – Zootecnia com o intuito de aumentar de forma significativa a produção de mel e demais derivados dos trabalhos das abelhas.

plantio_crotalaria1plantio_crotalaria2

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Exibição do Filme "Intocáveis" pelo Grupo PET

Publicado em 13/09/2013 às 18h54

O Grupo PET Agricultura Familiar realizou na tarde desta última quinta-feira mais uma sessão do Cine Clube, com a exibição do filme "Intocáveis". De acordo com os petianos, “a participação dos acadêmicos está aumentando gradativamente, de tal modo, que nesta última sessão, contamos com a participação de mais de 70 pessoas”.

O filme exibido cativou e envolveu o público. Isso repercutiu em elogios pela escolha do mesmo, pois todos os acadêmicos que prestigiaram o evento, assistiram o filme do inicio ao fim.

O Grupo PET Agricultura Familiar agradece a participação da comunidade acadêmica e lembra que voltando do recesso, no mês de outubro será exibido outro filme. Esperamos sempre o maior envolvimento do meio acadêmico, pois tende a promover a maior aproximação do mesmo.

Por fim, lembrando a todos, que esta atividade será certificada junto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, contando horas culturais, fundamental para a formação acadêmica.

 

PERSONAGENS DO FILME 

PERSONAGENS DA VIDA REAL

 

O  filme pode ser assistido on line, clicando ao lado: <ver filme completo>

 

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Minicurso de Origame na II Semana Acadêmica de Agronomia

Publicado em 06/06/2013 às 20h24

 

Hoje, dia 06 de junho, o Grupo PET, representado pela petiana Maura Colombo, ministrou o minicurso de Origame para estudantes que participaram da II Semana Acadêmica de Agronomia da UTFPR – DV.

Dentre as atividades programadas e realizadas no minicurso, foi repassado um contexto histórico sobre o tema, a importância; o porque  de se desenvolver; fazer e criar formas em pedaços de papeis. Visto que a geometria das dobras, a paciência, o relaxamento, a memorização, a exatidão, com o auxilio do tato e a sua coordenação com a visão e os outros sentidos, estimula a estética, a habilidade social, a criatividade, por ser uma atividade rica em possibilidades inovadoras. O minicurso teve uma carga horária de 4 horas, sendo este, ministrado durante a tarde do dia 06/06/2013.

 

 “Fazer as coisas com arte significa colocar amor ao que se está fazendo, pois este ato leva a colocar magia naquilo que se faz.”

 

 PET 06/06/2013

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Minicurso de Horta Caseira na II Semana Acadêmica de Agronomia

Publicado por PET Agricultura Familiar em 05/06/2013 às 21h25

 

No dia 04 de junho, os petianos Ana Claudia da Silveira e Anderson Wiliam Klein, estiveram ministrando o minicurso de horta caseira para alunos do curso de agronomia. O curso estava inserido dentro da programação da II Semana Acadêmica de Agronomia da UTFPR – DV.

O minicurso teve uma carga horária de 4 horas, realizando-se em dois momentos, onde no primeiro foi passado a teoria e no segundo a parte prática, onde os participantes puderam estar pondo em prática a parte teórica e montando uma pequena horta em garrafas pet´s.

 

PET 05/06/2012

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Visita Berço Agroecológico do Nordeste do Rio Grande do Sul

Publicado em 30/11/2012 às 02h39

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2012, o grupo PET Conexão dos Saberes - Agricultura Familiar - Saberes e Fazeres da Vida no Campo, juntamente com seu tutor Prof. Américo Wagner Júnior e com Prof. Joel Donazzolo estiveram visitando propriedades agroecológicas dos municípios de Monte Alegre dos Campos, Antônio Prado e  Ipê no Rio Grande do Sul. Na oportunidade também foi realizada visita técnica ao Centro Ecológico de Ipê e a Cooperativa Aecia de Agricultores Ecologistas de Antônio Prado, conhecendo-se seus históricos e forma de organização. Segundo Prof. Américo a visita técnica foi muito importante para formação dos petianos, pois viram que é possível plantar em sistema agroecológico em áreas maiores, conheceram uma diversidade de produtos produzidos agroecologicamente. Além das tradicionais hortaliças e frutas, são comercializados produtores agroecológicos elaborados como doces cremosos - chimias, doces em calda, geléias, doces de corte, sucos integrais, licores e conservas, sendo estes comercializados em feiras de Porto Alegre e Caxias do Sul e, em grandes varejistas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O grupo PET agradece em especial ao Técnico do Centro Ecológico Cesar Volpato, que juntamente com o Prof. Joel elaboraram o roteiro e acompanharam toda a visita.

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

Grupos PET do Câmpus Dois Vizinhos participam do XV Sul PET

Publicado em 30/04/2012 às 02h30

 O XV SulPET - (Re) construindo identidades ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2012, na Universidade Estadual de Maringá e contou com a participação massiva dos grupos PET do Câmpus Dois Vizinhos, sendo estes Conexão dos Saberes Agricultura Familiar e Produção de Gado Leiteiro e, PET Florestal e Zootecnia.

Esse evento caracteriza-se por ser dedicado a discussões a respeito do Programa de Educação Tutorial no âmbito local, regional e nacional, abordando sua filosofia e propondo ações conjuntas para o fortalecimento do mesmo. Outro ponto importante com a participação no evento são as trocas de experiências entre tutores e petianos, permitindo integração interdisciplinar e interinstitucional. 

sulpet

Categoria: Extensão
Comentários (0) e Compartilhar

left fwR tsY uppercase show c15s sbss bds b01n||tsY normalcase fsN left fwR show c10s sbss|sbne b01 bsd c15||image-wrap|news login c05 fwR b01 tsN bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 normalcase uppercase bsd|c05 normalcase uppercase b01 bsd tsN|b01 normalcase uppercase c05 bsd tsY|content-inner||