O que o PET está fazendo

I Integra PET - PIBID da UTFPR Dois Vizinhos

Publicado em 21/08/2017 às 16h59

No dia 19 de agosto os membros do PET Agricultura Familiar juntamente com o tutor participaram do I Integra PET - PIBID “Como Integrar e Internacionalizar nossas ações” realizado nas dependências da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

Organizado pelo PET Engenharia Florestal o evento contou com aproximadamente 100 participantes dos grupos PET Zootecnia, PET Produção Leiteira, PET Agricultura Familiar, PIBID Ciências Biológicas e PIBID Diversidades.

O objetivo do evento foi aproximar os grupos,  estabelecendo metas e ações. Os participantes puderam assistir a palestra: “Ações para internacionalizar: ideias da terra da rainha, proferida pela Profa. Dra. Raquel A. R. Ponzoni. Além disso, o evento contou com a apresentação dos principais projetos realizados pelos grupos, seguido de mesa redonda com egressos, grupos de discussão, assembleia geral e gincana de integração. 

Ao fim definiu-se um grande projeto para 2018 que será realizado em conjunto. Sendo de suma importância para os grupos ficou deliberado em assembleia que o próximo Integra PET-PIBID será organizado pelo PET Zootecnia.

 

Atualizado em: 21/08/2017

 

Comentários (0) e Compartilhar

Fluir da Vida: Constelação Sistêmica Familiar

Publicado em 02/07/2017 às 18h57

 

No dia 26 de junho, o grupo PET Agricultura Familiar recebeu Karla Rocha, facilitadora em Constelação Sistêmica Familiar  e pedagoga sistêmica formada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em palestra intitulada “Fluir da Vida: Constelação Sistêmica Familiar”.

Contando com a presença de docentes e acadêmicos, a iniciativa do grupo PET-AF buscou trazer ao público um aprofundamento sobre a Constelação Sistêmica, a qual tem como precursor o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e atualmente se apresenta como uma ferramenta à vida.

Na palestra também ocorreu um momento de constelação coletiva entre os participantes, deixando claro uma influência e ligação do inconsciente com as pessoas que se apresentam dentro de um sistema, seja ele educacional, empresarial, organizacional ou seja na família. 

 

Comentários (0) e Compartilhar

III Simpósio em Agricultura Familiar

Publicado em 02/07/2017 às 18h45

Grupos PET's e PPGSIS realizam o III Simpósio em Agricultura Familiar 

No dia 19 de junho de 2017 os grupos PET's Agricultura Familiar e Engenharia Florestal com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas realizaram o III Simpósio em Agricultura Familiar com o tema Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças. A busca por um manejo ecológico tem se tornado cada vez mais importante, pois visa diminuir o uso de agrotóxicos na produção convencional, buscando promover o equilíbrio nas plantas e monitorar as pragas. 

Durante a parte da manhã os professores ministraram palestras ligadas ao tema e a tarde o evento contou com uma novidade, a apresentação oral de resumos simples. O Simpósio já faz parte da agenda anual do Câmpus Dois Vizinhos, promovendo uma discussão de temas atuais, proporcionando assim, uma visão ampla aos acadêmicos e demais participantes. 

 

 

Atualizado em: 03/07/2017

 

Comentários (0) e Compartilhar

INSCRIÇÕES - III Semana da Agricultura Familiar

Publicado em 29/03/2017 às 14h58

III SEAF - SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR

O grupo PET Agricultura Familiar convida a todos os acadêmicos e servidores da UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos e demais interessados a participarem do III SEAF - Semana da Agricultura Familiar.

 

A III Semana da Agricultura Familiar (SEAF) acontece de 04 a 07 de Abril de 2017, no miniauditório 03 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos. O evento é promovido pelo Grupo PET Conexões de Saberes – Agricultura Familiar.

 

TEMA: “Unindo a Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento da Agricultura Orgânica”

 

VAGAS: 50 Vagas.

 

CERTIFICAÇÃO: 4 Horas

 

LOCAL: Miniauditório 03 - UTFPR-DV

 

INSCRIÇÃO NO LINK: https://goo.gl/forms/CHyJ0IiFVwlrRx4x1

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

Data

Horário

Palestrante

Palestra

04/04

12:30 as 13:30

Dionatan Gerber

Sistemas Agroflorestais na produção de orgânicos

05/04

12:30 as 13:30

Fábio Antônio Antonelo

Utilização de inimigos naturais na agricultura orgânica

06/04

12:30 as 13:30

Larissa Simão

O mercado de produtos orgânicos: abordagem sobre a legislação e certificação

07/04

12:30 as 13:30

Leonardo Pesseti Constantino

Uso e preparo de caldas

 

OBS: todos os inscritos receberão um email confirmando a vaga.

Garanta a sua Vaga, haverá certificação

 

PET Agricultura Familiar

 

Comentários (0) e Compartilhar

Manutenção das atividades desenvolvidas na Casa da Paz

Publicado em 17/08/2016 às 10h01

O grupo PET Agricultura Familiar, possui como intuito, também desenvolver ações de Extensão, as quais são caracterizadas pela aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade, buscando colaborar com a sociedade de diversas formas. 
A retomada e manutenção da Horta caseira, bem como a construção do Orquidário e das hortas suspensas, são algumas das atividades de Extensão que o PETAF, juntamente com as demais parcerias, estão atualmente desenvolvendo na Casa da Paz da cidade de Dois vizinhos.

Confira a nossa galeria de fotos ♥♥♥

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Curso de Poda de Árvores Frutíferas

Publicado em 15/08/2016 às 22h19
Nos dias 09 e 10 de agosto, o grupo PET Agricultura Familiar ministrou o Curso de Poda de Árvores Frutíferas para os 
acadêmicos do 1º ano do Ensino Médio da Casa Familiar Rural (CFR) de Dois Vizinhos. 
O objetivo do curso foi mostrar a importância da poda para o aumento da produção e da qualidade das frutas e capacitar
os alunos em poda de formação, frutificação e limpeza, tornando-os aptos a executar podas nas propriedades de seus 
pais e familiares. 
O curso teve duração de 6 horas, com aula teórica e prática. A aula teórica foi lecionada pelos petianos na CRF do município,
enquanto a prática foi ministrada pelo Prof. Dr. Gilmar A. Nava, no pomar da Unidade de Ensino e Pesquisa- Fruticultura da 
UTFPR - Campus Dois Vizinhos. 
Durante a aula prática os alunos tiveram a oportunidade de apreender e executar as podas de formação e frutificação em
figueira, pessegueiro e videira.

 

Comentários (0) e Compartilhar

I Semana - PET Repassar

Publicado em 24/05/2016 às 11h49

Durante os dias 04 -08 de maio de 2016 os integrantes do Grupo PET Agricultura Familiar ofereceram à comunidade acadêmica quatro minicursos sobre Plataforma Lattes, Programa Prezi, Instrumentalização de Calculadora Científica e Busca Científica, Citação e Plágio. 

Toda vez que o conhecimento é transferido, o conhecimento é multiplicado. Dessa forma, estabelecer um vínculo entre a comunidade acadêmica e o PET - Agricultura familiar foi uma alternativa buscada pelos petianos afim de transmitir ensinamentos que ampliem o conhecimento cientifico, e informações de interesse para a formação pessoal e profissional dos acadêmicos. A consequência resultou numa efetiva troca de experiências, e fonte de informações, que agregaram tanto ao público participante, quanto ao grupo organizador da atividade. Se fazer presente no cotidiano acadêmico é uma forma interessante de atuação que exige dedicação, trabalho em grupo e empatia, fortalecendo tanto o lado profissional quanto pessoal dos petianos.

 

Gráfico 1: Número de inscritos nos cursos ofertados pelo grupo PET- Agricultura Familiar

 

Por meio do gráfico 1, é possível também se visualizar que o curso de Busca científica, Citação e Plágio obteve a maior procura, totalizando 66 inscritos, representando 120% a mais de inscrições do que vagas ofertadas. Isto evidencia a dificuldade/desconhecimento dos discentes  em relação ao tema e o grande interesse dos mesmos por este aprendizado.  O minicurso de Plataforma Lattes obteve a segunda maior procura com 47 inscritos, corroborando o conhecimento da importância desta ferramenta, seja para o meio acadêmico ou profissional. Com 42 inscritos, o minicurso sobre o Programa Prezi obteve a terceira maior procura, representando buscas alternativas e interativas de explanação de trabalhos. A menor procura ocorreu no minicurso de Instrumentalização de Calculadora Científica com 37 inscritos, porém ainda assim com 23% a mais de inscrições do que vagas ofertadas.

Esses dados explanam de forma simples a importância da oferta de cursos que venham sanar a dúvida dos alunos, para auxiliá-los em sua grade curricular e capacitá-los para em um futuro próximo estarem repassando estes conhecimentos aos demais colegas.

O PETAF agradece a todos os acadêmicos inscritos, e aguardem: logo sairá a II Semana - PET Repassar!!

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

PETAF participará do XIX SULPET

Publicado em 24/05/2016 às 11h12

É mês de maio, e chegou a época do SulPET: o evento que reúne os petianos do Sul do Brasil. E mais uma vez, o PET-AF se fará presente no evento que de

ssa vez ocorrerá na capital do Rio Grande do Sul: Porto Alegre. O qual em sua XIX edição conta com o tema: VIVER E COMPARTILHAR DIVERSIDADES

O evento terá início dia 26 de maio (quinta-feira), e se estenderá até dia 29 de maio (domingo). Entre as atividades previstas, encontram-se Oficinas, Grupos de Discussão e Trabalho (GDT's), Encontro por Áreas, Mesa Redonda: Ações Afirmativas, OlimPET, Apresentação da Trabalhos, Assembleia Geral e Turismo.

O PETAF conta com a maior delegação de alunos da UTFPR-DV, serão 10 petianos que irão prestigiar o evento, e buscar melhorias para o Grupo. 

No ano de 2016 o evento está em sua décima nona edição e está sendo organizados pelos dezesseis Grupos PET da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fique ligado, e em breve contaremos como foi a experiência do XIX SulPET: Viver e Compartilhar Diversidades.

Comentários (0) e Compartilhar

PETAF apoia evento sobre Práticas Interdisciplinares

Publicado em 24/05/2016 às 10h56

Na noite do dia 23 de maio de 2016, ocorreu na UTFPR - DV o I Seminário sobre Práticas Interdisciplinares em Ciências Agrárias. O PETAF esteve presente, e colaborou com o evento exibindo aos participantes as ações interdisciplinares promovidas pelo Grupo.

Foi dado ênfase na Ação Social ocorrida na semana anterior na Entidade Casa da Paz, onde foram desenvolvidas várias atividades de cunho social e agrário que buscaram auxiliar o desenvolvimento humano e cidadão das crianças e adolescentes atendidas pela Entidade.
Tal evento teve como objetivo a promoção de metodologias e teorias, além de muitas experiências interdisciplinares no ensino de ciências agrárias em escolas. 

Além do PET, o I Seminário sobre Práticas Interdisciplinares em Ciências Agrárias contou com a participação do professor Celso Eduardo Pereira Ramos, acadêmicos de Agronomia Jean Tides e Bruna Valéria Gil, e a ex-acadêmica de Licenciatura em Educação do Campo e agora professora de Matemática em escolas rurais, Priscila Prado.

O principal público atingido foi os acadêmicos de Licenciatura em Educação no Campo, da UTFPR - DV, os quais puderam acompanhar os relatos e discutir com os palestrantes sobre as principais dificuldades e motivações durante a realização das Práticas Interdisciplinares nas Escolas Municipais da região.

Comentários (0) e Compartilhar

PETAF e BRF desenvolvem Ação Social na Casa da Paz

Publicado em 24/05/2016 às 10h36

Durante toda a semana do dia 16 a 20 de maio, o grupo PET Agricultura Familiar, juntamente com colaboradores da BRF desenvolveram atividades de cunho social na Entidade Casa da Paz, em Dois Vizinhos - Paraná.

As atividades tiveram por objetivo concretizar um projeto de uso consciente dos alimentos. Todos os dias foram propostas diferentes atividades às crianças da instituição, as quais incluíram: revitalização da horta, criação de floreiras suspensas com garrafa PET, criação de um orquidário; além de teatros e brincadeiras com as crianças, todas visando firmar o tema do projeto: Alimentação Saudável!

As crianças estiveram conectadas com o projeto durante toda a semana, aprendendo ações simples que podem ser implantadas em suas casas, e colaborando no andamento da ação.

 

Comentários (0) e Compartilhar

left fwR tsY uppercase show c15s sbss bds b01n||tsY normalcase fsN left fwR show c10s sbss|sbne b01 bsd c15||image-wrap|news login c05 fwR b01 tsN bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 normalcase uppercase bsd|c05 normalcase uppercase b01 bsd tsN|b01 normalcase uppercase c05 bsd tsY|content-inner||